Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza)

A campanha nacional de vacinação contra a gripe no ano de 2023 começou no dia 12/04 e vai até o dia 09/07. Incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, essa campanha tem como propósito o de reduzir internações, complicações e óbitos entre a população elegível.

A imunização é extremamente importante para proteger o a população contra essa doença.

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratória, provocado pelo vírus da influenza. Esses vírus tem um poder te transmissão imenso e são responsáveis por altas taxas de hospitalizações.

Existem dois tipos de Vírus da Influenza o Tipo A e o Tipo B, sendo o Tipo A o responsável pelas grandes pandemias da gripe.

TIPO A: O Tipo A do vírus da influenza é encontrado em várias espécies de animais, assim como nos seres humanos. Entre seus subtipos temos: A(H1N1) e A(H3N2) que circulam de maneira sazonal e infectam humanos. Alguns vírus influenza A de origem animal também podem infectar humanos causando doença grave, como os vírus A(H5N1), A(H7N9), A(H10N8), A(H3N2v), A(H1N2v) e outros.

TIPO B: O Tipo B do vírus da influenza afeta apenas os humanos e não são divididos em subtipos.

A vacina contra a Gripe (Influenza (gripe) quadrivalente – Vacine-C (vacinec.com.br)) é uma das medidas mais eficientes no controle de casos graves e óbitos por gripe, esse ano com o Covid-19 ainda em circulação a vacinação contra a Gripe torna-se ainda mais importante, já que os dois vírus trazem sintomas parecidos que podem ser confundidos.

O vírus da gripe pode ser transmitido por tosses e ou espirros, é possível também ser infectado pela doença ao entrar em contato com superfícies contaminadas pelo vírus.

Os principais sintomas são:

– Febre;

– Dor no corpo;

– Dor de garganta;

– Tosse;

– Dor de cabeça.             

A influenza é uma doença evitável, agende a sua vacina!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Gripe 2021 | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (saude.mg.gov.br)